Hoje é dia do Pára quedista!

Hoje, dia 22 de outubro é dia do páraquedista,

e como eu acho belos os homens fardados,

minha homenagem a eles:

Vídeo do youtube

Um pouco da história do páraquedismo no Brasil.

A história de Páraquedismo remonta a própria mitologia, que descreve o infortúnio de DÉDALO e de seu filho ÍCARO, os quais querendo voar construíram asas com penas de pássaros ligadas por cera.

O conhecimento mais remoto de tudo que possa assemelhar-se a um pára-quedas data de 1306, na china, onde acrobatas utilizavam em seus exercícios e espetáculos, guarda-chuvas que serviam para amortecer as quedas.

Em 1495, Leonardo da Vinci descreveu, em suas notas, um aparelho que poderia ser utilizado para um homem saltar de qualquer altura, sem danos para ele. Apesar de não se ter provas concretas de sua construção, o que torna o fato impressionante é a semelhança dos princípios básicos dos pára-quedas atuais.

Em 1617, Fausto Venâncio, com aparelho semelhante ao de Da Vince, executou um salto da torre da Catedral de Veneza, aterrando sem acidentes.

Em 1710 Newton, com a teoria da queda dos corpos, possibilita a conceituação técnica da queda livre.

Vários nomes contribuíram para a evolução do pára-quedas, sendo entretanto Guarnerin, considerado o primeiro pára-quedista, após saltar de um balão de 2.000 pés de altura.

Em 1911 Grant Norton, realizou o primeiro salto de uma aeronave em vôo.

A partir de 1919, os pára-quedas já podiam ser dobrados e adaptados ao corpo.

Em 1928, Spud Hanning, com a criação da posição aberta básica, foi considerado o pai da moderna técnica de queda livre.

A partir de 1939, com a deflagração da 2ª grande guerra, as nações em luta desenvolveram um sistema de envolvimento vertical, por meio de pára-quedas, desvendando, praticamente, todos os mistérios que envolviam o pára-quedismo até então.

O Pára-quedismo no Brasil, começou em 1931, com Charles Astor, organizando, no Aeroclube de São Paulo, um programa de instrução para formação de pára-quedistas civis, que marcou época pelo arrojo de seus discípulos, nas demonstrações públicas realizadas.

Em 1944 e 1945, formaram-se os primeiros pára-quedistas militares brasileiros, na Escola de Fort Benning (EUA). Ainda em 1945, foi criada a Escola de Pára-quedistas do Exército Brasileiro, tendo os primeiros saltos começados em 1949.

Atualmente, as três Forças Singulares participam de atividades de pára-quedismo, quer sejam competições desportivas ou manobras de adestramento militar.

Parabéns Paraquedistas!

Um comentário:

  1. uiiii, tb adorooooooooooooooooo. Mas minha tara tá mais pra bombeiros e médicos. Até agora não sei pq não fiz medicina. heheheheeheheh.

    Bjusss e adorei passar por qui =)

    ResponderExcluir

Fala um pouco sobre o que você achou...
Conta tudo...
e um pouco mais: