RSS.

O que é RSS?

Basicamente, o RSS é uma forma de facilitar o acesso a uma grande quantidade de informações. Se você está acostumado a visitar uma dúzia de sites diariamente em busca de notícias novas, pode estar desperdiçando seu precioso tempo. Entrar em cada um, todos os dias,é trabalhoso e improdutivo. Com o RSS tudo isso acaba. Você só entra em um site quando o mesmo for atualizado.

Melhor: você só entra no site se aquela informação que foi publicada é o que está procurando. Em uma era na qual a informação aparece aos montes e o tempo disponível para consumí-las é limitado, o RSS é o salvador da pátria”.

E como eu me inscrevo?

Existem formas simples e rápidas de se inscrever em feeds:
Se você usa o Firefox, você também tem duas opções. Se você quiser usar o agregador integrado (Barra de Favoritos) faça o seguinte:
Ao entrar em um site que contenha um ou mais feeds, note que na barra de status aparecerá um ícone laranja como esse.

Clique nele e escolha na lista que se abrir em qual dos feeds deseja se cadastrar. Se o site tiver apenas um tipo de feed você será direcionado para uma página onde deverá escolher seu ‘leitor’ de feeds, os chamados agregadores.

Se você usa o Firefox, pode adicioná-los a sua barra de favoritos, que na minha opinião é a maneira mais fácil de saber das atualizações das suas assinaturas.

Veja a imagem:

Como saber se um site possui RSS?

Bom, se você usa o Firefox, no canto direito da barra de endereços irá aparecer um ícone laranja, o mesmo que ilustra o início deste artigo, e o mesmo que você encontra na barra lateral da direita desta página. Esse é o símbolo oficial do RSS. O mesmo acontecerá com o Internet Explorer 7.

Na verdade todo site que se preze deve possuir RSS.

Se você ainda está no IE6, é só observar na página de seu site favorito se há alguma informação como RSS ou XML. Em caso positivo o site possui RSS e você precisará do link que esse ícone aponta para cadastrar no seu leitor favorito.

Onde mais posso ler meus feeds?

Existem dois tipos de agregadores: desktop e baseados em web.

Agregadores desktop são programas comuns, que ficam instalados no seu computador. Você copia o endereço do feed e usa o comando “novo feed” ou algo similar do agregador para se inscrever no blog a que o feed pertence.